quinta-feira, 14 de junho de 2012

Uczai discute o futuro da Udesc em Balneário Camboriú

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado estadual Pedro Uczai (PT), participou, nesta quinta-feira (8), de um debate com acadêmicos do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú. Foi o segundo de uma série de encontros que estão sendo promovidos pelo Centro Acadêmico local com várias lideranças políticas do Estado, com o objetivo de dialogar sobre vários temas, entre eles o fortalecimento da instituição.

De acordo com o presidente do Centro Acadêmico, Leandro Rodrigues da Silva, os debates pretendem contribuir para que as próprias lideranças conheçam melhor o curso e apóiem seu aprimoramento. Após o debate desta amanhã, ele avaliou que a participação do deputado Pedro Uczai foi positiva principalmente pelo conhecimento do parlamentar sobre o ensino superior no Estado. “Uczai não é um político convencional. Faz a diferença especialmente por suas posições e pela experiência na área da educação”, comentou.

Uczai respondeu às perguntas dos estudantes por mais de uma hora e meia e elogiou a iniciativa do Centro Acadêmico. O deputado relatou sua luta pela implantação do Campus da Udesc na região Oeste em 2003, quando era prefeito de Chapecó, e defendeu o ensino superior como um direito, a exemplo da lei das bolsas de estudo do Artigo 171 e do Artigo 170, cuja regulamentação é de sua autoria. Uczai também defendeu uma profunda reforma política no Brasil e classificou de eleitoreira a descentralização administrativa do governo do Estado.

Com relação à Udesc, o deputado defendeu a ampliação dos investimentos públicos para fortalecer a universidade enquanto instituição de ensino pública e gratuita, inclusive para aperfeiçoar e expandir os cursos oferecidos. Para ele, um dos principais desafios do curso de Administração Pública em Balneário Camboriú é promover ações que lhe dêem mais visibilidade na sociedade. “Uma das lutas é levar ao conhecimento de prefeitos e outros gestores públicos a existência desse curso, do trabalho que vem sendo feito aqui, para então buscar o reconhecimento profissional da área. A administração pública é uma área que demanda bons profissionais, mas que muitas vezes não é valorizada em concursos públicos pela falta de informação das instituições públicas sobre essa formação que vocês estão tendo aqui”, argumentou Uczai, que defendeu um maior envolvimento da comunidade acadêmica em outros espaços de discussão para dar mais visibilidade ao curso.

Entre as ações sugeridas pelo deputado e por estudantes durante o debate desta quinta-feira está a produção de um material para levar informações sobre o curso a gestores de instituições públicas de todo o Estado; realização de uma audiência pública com representantes do governo estadual para discutir o fortalecimento da unidade de Balneário Camboriú; e a mobilização para ampliar o percentual do duodécimo repassado à instituição, hoje em 2,05% do Orçamento do Estado, o que corresponde a uma estimativa de R$ 188 milhões para este ano. “Dialoguem, se organizem e construam idéias. Eu sou parceiro”, concluiu o deputado.
Fonte: Site PT/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário