sexta-feira, 20 de julho de 2012

O caráter revolucionário e socialista da JPT de Joinville

A JPT é uma instância do Partido dos Trabalhadores (PT) criada em 2008 que tem como objetivo aumentar a participação e filiação de jovens. Seu funcionamento é organizado por direções municipais, estaduais e a nacional. A escolha dessas direções acontece por meio de eleições a cada três anos, disputadas pelas correntes internas do partido.

Direção revolucionária

A nova direção da JPT de Joinville, eleita em setembro de 2011, acredita que o PT surgiu para lutar por uma sociedade diferente. Por isso nos colocamos ao lado da classe trabalhadora para que, por meio de uma revolução socialista, esta coloque em suas próprias mãos o poder econômico e político, os destinos da humanidade.

Os jovens petistas de Joinville não esqueceram as origens do PT e sua fidelidade à luta pelo socialismo. Para eles, seu partido “buscará apoderar-se do poder político e implantar o governo dos trabalhadores, baseado nos órgãos de representação criados pelas próprias massas trabalhadoras com vista a uma primordial democracia direta” (Carta de Princípios do PT, 1979).

Histórico

A JPT de Joinville tem um histórico vivo de debates e disputas entre as correntes internas do PT. As correntes que fazem parte dessa memória são a Esquerda Marxista (EM), a Construindo um Novo Brasil (CNB) e a Esquerda Socialista (ES). No primeiro congresso municipal, em 2008, a direção eleita teve a corrente ES em maioria e a EM e a CNB em minoria de vagas.
Em 2011, a Esquerda Marxista elegeu a secretaria e cinco dos seis membros da direção da JPT municipal, ficando a CNB com uma vaga. O programa político que baseou essa vitória foi a luta pela federalização do Sistema Acafe de ensino, a defesa de educação pública e gratuita para todos, combate pelo passe-livre estudantil, criação de uma empresa pública de transporte na cidade, contrariedade à legalização e uso de drogas e unidade nas lutas e reivindicações dos trabalhadores.

Desafios

Os desafios da direção da juventude petista de Joinville são grandes. A ela cabe a tarefa de construir uma cultura de organização entre os jovens, ensiná-los a se envolver politicamente e a cobrar suas reivindicações de qualquer governo. Para conseguir isso, ela deve ter um caráter revolucionário que se comprometa com a missão histórica da classe trabalhadora, com a luta pela revolução socialista. A luta da JPT de Joinville é a luta pelo socialismo.
 
Fonte: Site JPT Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário