sexta-feira, 20 de julho de 2012

Mutirões em Santa Catarina emitem mais de 13 mil documentos

Mais de 13 mil documentos foram emitidos em Santa Catarina em 2011 dentro Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) junto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com a participação de outros 14 órgãos federais.
A Delegacia do MDA e a Superintendência do Incra de Santa Catarina coordenaram os mutirões em 22 municípios do estado, emitindo carteiras de identidade, carteiras de trabalho e CPFs, além de informações sobre a previdência social, atendendo a 9,3 mil pessoas. Os mutirões foram realizados em comunidades rurais, indígenas e negras, além de municípios da região do Vale do Itajaí, que foram atingidos pelas enchentes deste ano.
O objetivo desse programa é permitir o acesso gratuito aos documentos essenciais da cidadania às mulheres trabalhadoras rurais ou residentes em comunidades tradicionais e suas famílias. Com os documentos, elas podem participar de programas do governo federal, além de passar a ter acesso a direitos básicos. Voltado prioritariamente para as mulheres, o programa pode atender também agricultores homens e crianças, ampliando o alcance de suas ações.
Os mutirões no estado são realizados com a parceria da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, da Caixa Econômica Federal, da Delegacia Regional do Trabalho e das prefeituras municipais. Para 2012, a Delegacia do MDA/SC e o Incra/SC, estão planejando realizar mutirões em 54 municípios catarinenses, entre os meses de março e dezembro, englobando também comunidades rurais, indígenas e negras.

Fonte: Site Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário