sexta-feira, 6 de julho de 2012

Deputado Volnei Morastoni participa da reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí

O deputado Volnei Morastoni participou, nesta quarta-feira (20), da reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí, que aconteceu na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

Na condição de presidência da Comissão de Saúde da Assembleia, o deputado apresentou um breve diagnóstico das audiências públicas realizadas em todo o Estado e dos principais problemas identificados na área da saúde da região. Mas o destaque da participação do deputado foi referente à reunião que aconteceu ontem (19), com o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, no gabinete do deputado.

De acordo com Morastoni, o prefeito Piriquito concorda em transferir todo o atendimento nas áreas de ortopedia e neurocirurgia, que está sendo realizado no Hospital Ruth Cardoso, para o Santa Inês, repassando também o pagamento de hora plantão e sobreaviso correspondentes. Piriquito também se compromete repassar as Autorizações de Internação Hospital (AIH) e o faturamento dos internamentos nestas áreas para o HSI.

O secretário de Saúde de Balneário Camboriú, Rafael Schroeder, participou também da reunião quando apresentou um relatório com as reformulações e ampliações feitas no Ruth Cardoso, entre elas o Pronto Atendimento de 1500 metros quadrados que está em fase de conclusão.

Relatório apresentado

O relatório, elaborado pela Comissão de Especialistas Médicos para avaliação do Hospital Ruth Cardoso, nomeada pela Superintendência de Planejamento e Gestão, atendeu a uma demanda da Comissão específica criada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SC), que tem como objetivo discutir e propor encaminhamentos sobre a situação do Hospital.

Entre os apontamentos do relatório das ações executadas ou em andamento: a implantação da Agência Transfusional está aguardando parecer técnico da Vigilância Sanitária do Estado; materiais de neurocirurgia em fase de licitação e equipe contratada; oftalmologista contratado por sobre aviso, incluindo as cirurgias eletivas; o centro cirúrgico conta hoje com seis salas em funcionamento pleno; o hospital conta com ala de internação clínica e cirúrgica, contendo 20 leitos para cada especialidades.

Para o secretário, os problemas identificados estão sendo solucionados, sendo que em 40 dias as ações de melhorias no Ruth Cardoso serão completadas. Esse tempo é, em parte, decorrente do contrato com a Cruz Vermelha Brasileira ainda estar em vigor.



Fonte: Site PT/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário