sexta-feira, 15 de junho de 2012

Joinville terá plano para saneamento para água e esgoto


Antes de iniciar uma obra, é preciso planejar. Com este objetivo a Prefeitura de Joinville contratou nesta quarta-feira (18) o Plano Municipal de Saneamento Básico - Água e Esgoto, que vai dizer quais os investimentos necessários nesta área. O prefeito Carlito Merss também assinou a ordem de serviço que autoriza a empresa Engecorps Corpo de
Engenheiros Consultores Ltda. a iniciar os trabalhos de elaboração do plano.

Serão investidos R$ 1 milhão e 492 mil, e a empresa terá 12 meses para concluir o plano. A cerimônia de assinatura do contrato e da ordem de serviço aconteceu na Sala do Colegiado da Prefeitura, às 14h30, com a presença do vice-prefeito Ingo Butzke, secretários municipais e regionais, presidentes de fundações e do presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Silva

O plano municipal é uma exigência da lei 11.445, de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico - água, esgoto, drenagem e resíduos. A Prefeitura já está concluindo o Plano Municipal de Drenagem Urbana da Bacia do Rio Cachoeira (PDDU) e, no início de 2010, vai contratar o plano municipal para o setor de resíduos sólidos. Todos eles precisam estar integrados.

A elaboração do Plano de Água e Esgoto será coordenada por uma equipe multisetorial formada por técnicos da Amae, Fundema, Ippuj, Seinfra e Companhia Águas de Joinville. A gestão do contrato será realizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), por meio da Unidade de Coordenação do Projeto Viva Cidade.

O Projeto Viva Cidade é um programa do município que tem o objetivo de propor ações para revitalização ambiental e qualificação urbana das bacias dos rios Cachoeira, Cubatão e Piraí, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Estão sendo desenvolvidas cerca de 40 ações entre obras, aquisições de equipamentos, estudos e planos para a melhoria da qualidade de vida da população.

Para o prefeito Carlito Merss (PT), o plano é mais uma ação de planejamento que procura fazer com que a cidade saiba de que forma cuidará do seu meio ambiente. "Haverá um norte para nos mostrar que estamos trabalhando tecnicamente direito. No plano de drenagem urbana, por exemplo, teremos de fazer grandes intervenções necessárias para melhorarmos os nossos índices de saneamento", destacou.

O engenheiro Danny Dalberson de Oliveira, da empresa contratada Engecorps, parabenizou a Prefeitura por estar fazendo planejamento de suas ações. "Em Joinville há um norte, o que não temos observado, de uma forma geral, nas grandes cidades. E o planejamento vem antes da obra, para poder fazer o melhor com menos dinheiro e com sustentabilidade econômica, técnica, ambiental e política", ressaltou.
Fonte: PT\SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário