quinta-feira, 14 de junho de 2012

Deputado Círio apresenta projeto que garante produtos agroecológicos na refeição dos alunos

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos consumidos pelos alunos catarinenses e incentivar a produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos, o deputado estadual Círio Vandresen (PT)  apresentou projeto de lei que torna obrigatório o uso de alimentos agroecológicos na alimentação escolar. Se a proposta for aprovada, a introdução será gradual nos primeiros três anos.

O projeto apresentado pelo deputado Círio altera a lei estadual 12282/2002, que trata da introdução de alimentos sem agrotóxicos na merenda escolar. Conforme o deputado, a proposta visa tornar a lei efetiva, praticável, com a definição de parâmetros. A redação da lei atual não estabelece a obrigatoriedade na aquisição de alimentos orgânicos, mencionado apenas que se dará preferência aos produtos, nem define a quantidade mínima.

A proposta apresentada pelo deputado corrige essas falhas, garantindo a introdução gradual de alimentos agroecológicos no cardápio dos alunos. No primeiro ano de vigência, o percentual mínimo de produtos de origem orgânica seria de 10%, no segundo ano 20% e a partir do terceiro ano 30% no mínimo. “Devemos pensar a alimentação escolar como um ato pedagógico. Hoje, com o avanço da industrialização dos alimentos, as refeições têm sido banalizadas, não nos preocupamos com a qualidade dos alimentos nem com a educação alimentar dos nossos alunos”, critica Círio.
Fonte: Site PT/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário