quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ana Paula fala da conscientização dos catarinenses sobre a doação de órgãos

A importância da doação de órgãos foi enfatizada pela deputada Ana Paula Lima (PT), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira(30). "Atualmente, a fila de espera por um órgão, em Santa Catarina está em torno de 1.300 pessoas.Esta realidade nos leva a refletir sobre a necessidade de serem implementadas políticas públicas para conscientizar a população da necessidade desse ato de doação para salvar vidas", disse a deputada que é enfermeira de formação. No pronunciamento, Ana Paula divulgou a campanha "Seja um doador", organizada pelo Grupo Hércules - Doações e Transplantes, que reúne pessoas da sociedade civil interessadas em sensibilizar a população sobre a doação de órgãos.

Na véspera do Dia Nacional do Doador, comemorado no último domingo (27), o Governo Federal divulgou os resultados que o Ministério da Saúde obteve, no primeiro semestre de 2009, quando houve um acréscimo de 24% do número de transplantes, com doador falecido, em comparação com o mesmo período de 2008. Foram realizados, até junho de 2009, 2.099 transplantes de órgãos em todo o país.

"A ampliação no número de doações somente foi possível em função do investimento, por parte do Ministério da Saúde, nesta área. Praticamente dobraram os repasses de verbas para esse fim, de 2004 a 2008, passando de R$ 400 milhões para R$ 800 milhões, o que possibilita um melhor prognóstico para os pacientes que, ao receber a doação de um órgão ou tecido, têm a possibilidade de continuidade da vida.", comentou a parlamentar.

Ana Paula Lima também falou que a ampliação dos recursos possibilitou o aumento quantitativo de unidades habilitadas para a realização de transplantes - de 140 unidades, agora são 532 em todo o país. Junto com a ampliação física, houve a capacitação dos profissionais que farão todo o acompanhamento, desde a inclusão em lista de espera até o pós-transplante. "Apesar dos avanços, ainda estamos longe da situação ideal. É preciso a soma de esforços para que a cultura da doação seja assimilada pela nossa população", ponderou a parlamentar.

Fonte: PT/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário