domingo, 17 de junho de 2012

Ana Paula comemora inauguração de Hospital Universitário em Blumenau e cobra mais recursos para a saúde


Depois de uma espera de duas décadas, o Hospital Regional Universitário da Furb, em Blumenau, foi oficialmente inaugurado no início desta semana, embora já estivesse atendendo a população desde 16 de janeiro deste ano, exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Há muito tempo discutimos este projeto. A pedra fundamental foi lançada em 1997 e a obra estava pronta há sete anos. A inauguração é um sonho que finalmente se concretiza”, destacou a deputada Ana Paula Lima no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Cataria, nesta quarta-feira (14).

O hospital, localizado no bairro Fortaleza Alta, às margens da BR 470, é uma das bandeiras defendidas pela deputada. Segundo ela, o próximo passo é conseguir mais recursos para a conclusão da estrutura da unidade, ampliando a capacidade de atendimento. “A tarefa agora é a busca de financiamento para termos um hospital de médio porte”, enfatizou a parlamentar, ao informar que no momento as equipes médicas estão realizando pequenas cirurgias e exames diagnósticos.
Ana Paula citou que, no ato de inauguração, o governador Raimundo Colombo anunciou a liberação de mais R$ 1 milhão para a continuação das obras, que se somam a R$ 250 mil recentemente anunciados pela prefeitura de Blumenau. “Com este dinheiro será possível concluir as obras da Policlínica. Mesmo assim, o projeto do hospital ainda precisa de muitos investimentos, tanto do Governo Federal como do Estadual”, completou.
A deputada lembrou que o HU, além de atender a população, também é usado na formação dos universitários, que passam a ter o lugar como referência para estágios. Os atendimentos são feitos por acadêmicos dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia sob supervisão dos professores do Centro de Ciências da Saúde.
Hospital Universitário - A obra inaugurada tem cerca de 1,6 mil metros quadrados que abrigam o centro de diagnóstico, com capacidade para atender mil pessoas por mês com os serviços de radiologia simples, exames de diagnóstico neurológico, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Em outra área estão localizados os consultórios especializados em Clínica Cirúrgica (Cirurgia Geral, Pediátrica, Urologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Angiogia, Otottinolaringologia, Ortopedia, Dermatologia e Proctologia). O centro cirúrgico está equipado para procedimentos de pequena e média complexidade e a área de atendimento de fisioterapia permite todo o acompanhamento dos pacientes.
Fonte: Site PT SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário